POESIA DE GOIÁS
Coordenação de SALOMÃO SOUSA
NEUSA PERES
( BRASIL – GOIÁS )
Neusa Peres Neusa Maria Peres- Nasceu em Araguari -MG em 02 de maio de 1950.
Filha de Ruben Peres e Welzina S. Peres. Artista plástica (pintora, desenhista, ilustradora), animadora cultural e poeta.
Graduada em Artes Visuais com especialização em pintura.
Cursou Licenciatura em Desenho e Plástica, Piano e Licenciatura em Música na Universidade Federal de Goiás.
Como extensão universitária, fez diversos cursos nas áreas de Artes Plásticas e Música, dentre eles: "X Festival de Inverno" em Belo Horizonte e Ouro Preto-MG, "V Festival de Música e Artes de Goiás.Foi diretora da Galeria de Arte do Palácio da Cultura de Goiânia e das Galerias de Arte da Fundação Cultural do Estado de Goiás".
Com várias premiações, participou de mais de duas centenas de exposições, Salões de Arte, Individuais e Coletivas no Brasil e exterior. Entre as mais recentes: "Contemporary Art of Central Brazil" na Square Gallery em Boston - EUA, "ExpoMilleniun", na Canning House, Gallery em Londres - Inglaterra, Exposição e prêmio Menção Honrosa da Sociedade de Belas Artes no Rio de Janeiro - RJ.
O Museu de Arte de Goiânia possui, em seu acervo, obras de sua autoria. NASCIMENTO1950 - Araguari - MGLOCAIS DE VIDA Araguari - MGGoiânia - GOFORMAÇÃOGraduada em Artes Visuais - Especialização em pintura - Universidade Federal de GoiásLicenciatura em Desenho e Plástica - Universidade Federal de GoiásLicenciatura em Música (piano) - Universidade Federal de GoiásATIVIDADES EM ARTES VISUAISPintoraArte-educadoraEXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS1979 - Individual na Galeria Stylus Goiânia-GO1980 - Individual na Galeria 1900 São Paulo-SpEXPOSIÇÕES COLETIVAS1971 - Coletiva dos alunos da Faculdade de Artes no Colégio Santo Agostinho1971 - Coletiva dos alunos da Faculdade de Artes no Colégio Ateneu Dom Bosco1971 - Coletiva dos alunos da Faculdade de Artes no Instituto de Educação castelo Branco1971 - Coletiva dos alunos da Faculdade de Artes no Colégio Santa Clara1971 - Coletiva dos alunos da Faculdade de Artes no Colégio Universitário Goiânia-GO1976 - Coletiva dos alunos do "10º Festival de Inverno" em Ouro Preto - MG1981 - Coletiva Arte/Goiás - Galeria Prestes Maia - São Paulo - SP1983 - Exposição Coletiva de Artistas Goianos - Sepac (comemoração ao Dia Internacional da Mulher) Goiânia-GO1996 - Exposição Coletiva 10 Artistas - Lobbys do Castros Park Hotel Goiânia-GO11997 - Scollay Square Gallery,m Boston MA EUA2000 - Expo Milleniun - Canning House Gallery Londres-Inglaterra HOMENAGENS/TÍTULOS/PRÊMIOSPrêmio Aquisição na II Senart Goiãnia-GO GÊNEROS/TENDÊNCIAS"Domina uma técnica que não aprendeu, em termos didáticos, em lugar algum.
Produz uma arte requintada na forma e na concepção verbal. Como artista, realiza uma arte não classificada em nenhuma escola. Surrealista? Pode ser". Oneide Lopes TEXTOS CRÍTICOS"Neusa Peres é um dos novos valores a se integrar; com garra e sentido de profissionalização, ao movimento das artes plásticas no Estado de Goiás, participando de coletivas, salões, realizando individuais, sempre com sucesso. Seus trabalhos, nos últimos dez anos, vem sendo elaborados. com meticulosidade, e a artista utilizou de todos os meios necessários para afirmar-se em sua técnica (têmpera), atraindo a atenção da crítica pelo clima, misto de sonho e realidade, que envolve seus quadros, e pelas cores fortes".
Miguel Jorge - Escritor e crítico de arte" A concepção plástica de suas criações, de par com a idéia mestra que as anima, denota a força visual, o atrevimento temático e o equilíbrio na realização formal de uma artista que tem tudo para se impor como um dos nomes mais representativos da nossa arte". Brasigóis Felício - Jornalista e crítico de arte DEPOIMENTOS" Cada época, cada arte e cada pessoa tem o seu conceito de beleza, tem o seu conceito de feio, de perfeição, de verdade etc. Beleza é uma palavra que expressa uma série muito complexa de emoções. Na Natureza há beleza, mas o Belo em arte não é a mesma coisa. Há a beleza natural e a espiritual. A da arte é espiritual. É a emoção dirigida pelo intelecto, em busca de uma forma ideal, que, muitas vezes, parece feia aos olhos de muitos. É a busca da perfeição, ou seja, a superação de si mesmo. A beleza no meu conceito, está na harmonia, no equilíbrio interior e exterior e Yin e Yang. A Beleza final, absoluta, para mim é a Beleza Incriada, é Deus.
Assim, acredito que através da meditação, da contemplação da beleza física se possa vislumbrar ou chegar à Beleza Absoluta... ou ser um reflexo dela.Embora tenha recebido influência de muitas escolas, não tenho compromisso com nenhuma delas...Procuro fazer um trabalho fiel a mim mesma, à minha vivência e experiência, sem receitas ou fórmulas pré-estabelecidas. Como o meu trabalho, a minha preocupação é de criar livremente, guiada pela intuição, pela emoção, mas orientada pela razão".
FONTES DE PESQUISA http:/www.neusaperes.cjb.net Jornal Diário da Manhã 28-01-83 Goiânia-GO Jornal Opinião - 16 a 29 de fevereiro de 2000 Goiânia-GO P.12 Jornal Gazeta - 13 a 19 de fevereiro de 2000 Goiânia-GO P.4 Pasta do Artista -Biblioteca Setorial do MAG Ficha do artista - Setor de Documentação, Pesquisa e reserva Técnica do MAGMENEZES, Amaury. Da Caverna ao Museu: Dicionário de Artes Plásticas. Agepel. Goiânia, 1998
A CIGARRA – Revista Literária. Santo André, SP. Editora: Jurema Barreto de Souza. N. 31 – Agosto 1997
Ex. bibl. de Antonio Miranda
De pêlo em pluma
Pelos (l)ares,
pelos, plumas:
passaredo
em passeata,
migração.
Ao mesmo tempo:
pensamento,
passageiro
em ponte aérea,
gaivota e (g)avião.
Pelos becos,
andorinhas:
pelos/púbis
passarinhas
cavalgadas —
e a cada passo
um susto no passo
— passarinhão.
*
VEJA E LEIA outros poetas de GOIÁS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/goias/goias.html
Página publicada em novembro de 2023
|